O pós-parto não é uma fase fácil de ser enfrentada, pois o retorno às atividades diárias, incluindo a atividade física, é permeado por novas situações.
Em alguns casos, a recém-mamãe (ou puérpera) pode ter adquirido uma diástase dos músculos abdominais, ou seja, eles podem ter se afastado criando “um buraco” no meio do abdome. Esta situação não é incomum e a prática indiscriminada de exercícios, inclusive os abdominais, pode aumentar ainda mais esta separação.
——-
A diástase deve ser tratada pois deixa o abdome e consequentemente as costas desprotegidas, além disso o efeito na postura e na estética não são agradáveis. Você sabia que muitas mulheres, mesmo emagrecendo, não conseguem voltar a ter a barriga de antes devido a alterações do tônus do abdome e da postura? Daí a importância de se procurar profissionais habilitados e competentes no assunto.
O assoalho pélvico, independente do tipo de parto, também fica bastante enfraquecido. Muitas grávidas, principalmente nas últimas semanas de gestação, experimentam alguma perda urinária ao tossir, espirrar ou fazer outros esforços. Estes sintomas podem continuar ou mesmo se agravar no pós-parto, exigindo a adoção de exercícios de fortalecimento para a região.
——-
Existem várias técnicas para a reabilitação do abdome e assoalho pélvico no pós-parto. No início dos anos 80, um fisioterapeuta chamado Marcel Caufriez criou a ginástica abdominal hipopressiva que propõe o trabalho destas regiões de uma forma inovadora: exercícios respiratórios que geram uma pressão negativa no abdome provocando uma ativação reflexa e tônica do abdome e do assoalho pélvico. O resultado é a tonificação destes locais com uma significativa melhora estética e funcional.
Os abdominais hipopressivos também são trabalhados em uma técnica moderna conhecida como Low Pressure Fitness. Esta técnica é baseada em exercícios posturais e respiratórios associados a uma diminuição da pressão intra-abdominal que conduz a um aumento do tônus muscular.
O Low Pressure Fitness tonifica a musculatura abdominal e perineal, melhora a postura inclusive da barriga protusa, previne e reduz a incontinência urinária, evita o aparecimento de hérnias abdominais e inguinais, impede o surgimento de lesões articulares e musculares além de proporcionar um enorme bem-estar.
O programa de reabilitação no pós-parto oferecido em nosso studio trabalha com O Low Pressure Fitness. Venha conhecer o que podemos fazer por você!
Cristina Neves, fisioterapeuta, especialista em saúde da mulher e mestre em saúde coletiva, há mais de 20 anos de experiência e atuação na fisioterapia obstétrica.
As evidências científicas ainda não comprovaram de forma consistente o que pode ajudar no parto normal. No entanto, a prática clínica demonstra que a prática de exercícios terapêuticos, principalmente aqueles que promovem a soltura e relaxamento da pelve são benéficos para a mãe que espera um parto normal.
O meu trabalho consiste em conduzir você durante a gestação, reduzindo os incômodos e preparando-a para esse momento especial!